Intensos debates e ampla participação da sociedade garantiram eleição de delegados para 15 setores da Cultura
![]() |
Plenária Final da Conferência Setorial |
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia reuniu neste domingo, 06, na Faculdade de Arquitetura, 23 segmentos da área cultural nas Conferências Setoriais de Cultura, etapa preparatória para a V Conferência Estadual de Cultura, que acontece nos próximos dias 12 e 13, no município de Camaçari. “É muito bom que tenhamos oportunidade deste diálogo bom e aberto”, avaliou o secretário de Cultura, Albino Rubim.
Para a superintendente de Desenvolvimento Cultural, Taiane Fernandes, a inédita realização simultânea das conferências setoriais superou a expectativa dos organizadores. Foram mais de 600 participantes (596 credenciados) e 15 setores com delegados eleitos. “Foram vários os avanços que expressam o amadurecimento do setor cultural e a decisão política de manter o diálogo com a sociedade na construção de políticas públicas”, ressaltou. Entre os pontos positivos está a possibilidade de garantir a presença de representantes territoriais e o fortalecimento da mobilização do setor. “Conseguimos trazer mais de 70 representantes dos territórios de identidade, dos 90 eleitos nas conferências territoriais, possibilitando que os debates não ficassem centrados em Salvador e Região Metropolitana”, destaca a superintendente.
![]() |
Mesa de abertura com Normelita Oliveira (Conselho Estadual de Cultura), Albino Rubin (Secretário de Cultura) e Luiz Henrique - Lula (Representante Regional do Minc) |
Entre os destaques estão os setores de Espaços Culturais, que conseguiu eleger delegados de fora de Salvador; Biblioteca, que reuniu 34 participantes e pela primeira vez elegeu delegados; além de Mulheres na Cultura e Arquivos, Memória e História, que, com 38 e 85 participantes, respectivamente, superaram segmentos que possuem colegiados já consolidados, como as linguagens artísticas.
As 15 conferências que elegeram delegados neste domingo se somam às duas conferências setoriais já realizadas (Patrimônio e Arquitetura e Urbanismo) e a Setorial dos Povos Ciganos (que será realizada na próxima terça-feira, 08). Serão, então, 18 setores representados na Conferência Estadual de Cultura, que acontece nos dias 12 e 13 de outubro, no município de Camaçari. “Teremos na Conferência Estadual uma representatividade efetiva da Bahia, pois foram eleitos delegados em 358 conferências municipais, 27 territoriais e chegaremos a 18 setoriais. Estamos cumprindo os objetivos estabelecidos na Lei Orgânica de Cultura, que coloca a realização das conferências como parte fundamental do Sistema Estadual de Cultura”, finaliza.
Confira a cobertura completa de cada setor, com o nome dos delegados eleitos: www.culturabahia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezad@s,
Deixe aqui seu comentário, será bem recebido e ajudará a melhorar nosso trabalho.
Desde já agradecemos!