quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Território da Bacia do Rio Corrente assegura vaga no Conselho Estadual de Cultura (CEC/BA) e na III Conferência Nacional de Cultura

Parte da delegação do Território da Bacia do Rio Corrente

Território da Bacia do Rio Corrente dá exemplo de organização e elege membro para o Conselho Estadual de Cultura (CEC) e um delegado para a III Conferência Nacional de Cultura

A Bahia está avançando na construção de políticas públicas para a cultura, é o primeiro estado a cumprir com todas as etapas (municipal, territorial, setorial e estadual) referentes às conferências e está pronto para dar sua contribuição em nível nacional. 

O território da Bacia do Rio Corrente realizou conferência territorial e também nove conferências municipais, ficando somente duas cidades de fora do processo. Significativo avanço na gestão cultural para o Território. Espaços como esse permite o intercâmbio de artistas e demais envolvidos com a temática, contribuindo sobre maneira para articulações positivas e de empoderamento de saberes sobre esse complexo processo político. “Nesses espaços fortalecemos nossa musculatura intelectual e provocamos a consciência dos nossos gestores de que precisamos apostar no crescimento da cadeia da cultura como vetor importante para o desenvolvimento do nosso Território”, disse Robson Vieira, arte-educador e produtor cultural.

Graças à organização dos diversos agentes culturais, o território têm dado importantes passos na consolidação de ações que visam o fortalecimento social e institucional de todas as esferas de governo no que diz respeito ao desenvolvimento de ações no campo da cultura. A distância geográfica e institucional da capital tornou o povo deste lugar consciente de que é através da união que conseguiremos garantir nossos pleitos. 

A participação na V Conferência Estadual de Cultura, realizada na Cidade do Saber em Camaçari, nos dias 12 e 13 deste mês, é uma prova desse poder de consciência e articulação. Além de participar e contribuir nas plenárias e eixos, a delegação conseguiu se articular e garantir a eleição de um representante do território para assumir uma cadeira no Conselho Estadual de Cultura.
Raimundo Lopes e Albino Rubin
(Secretário de Cultura)
Raimundo Nonato Lopes Pereira, popularmente conhecido como Nonato Lopes, é: ator, escritor, ativista cultural e homem político residente na cidade de Cocos, extremo entre Bahia e Minas Gerais. É um cidadão comprometido com o desenvolvimento cultural da região. Dotado de capacidade de dialogo e gestão. Ao ser cumprimentado pela sua eleição respondeu: “vamos trabalhar juntos”.
Hemerson Pachamama
Para participar da III Conferência de Nacional de Cultura, a se realizar em Brasília, no mês de novembro, o eleito foi o jovem ator e dançarino Hemerson dos Santos Silva, conhecido como Hemerson Pachamama.

O Território sai ganhando mais uma vez, temos voz presencialmente garantida em mais dois importantes espaços de diálogos institucionais. 

Por Ascom Culturas Corrente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezad@s,

Deixe aqui seu comentário, será bem recebido e ajudará a melhorar nosso trabalho.

Desde já agradecemos!