sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Agentes culturais demonstram ‘frustração’ em carta ao secretário de Cultura da Bahia

Colegiados se encontram desde 18 de setembro no
Conselho Estadual para discutir questões do FCBA

(Crédito: Emídio Bastos)
Membros dos Colegiados Setoriais das Artes e do Sindicato dos Artistas da Bahia (Sated) entregaram nesta quarta-feira, 11, uma carta endereçada ao secretário de cultura da Bahia, Albino Rubim. O texto pede que o secretário faça uma mediação com o governador Jaques Wagner para que seja resolvida a questão dos repasses do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA). Uma reunião entre o secretário e o governador está prevista para esta quarta, na Governadoria, e contará com a presença de todos os secretários de Estado para discutir questões orçamentárias.

A reunião dos colegiados aconteceu na manhã desta quarta, na sede do Conselho Estadual de Cultura, no Campo Grande. Na ocasião, os membros dos Colegiados Setoriais das Artes elaboraram a carta solicitando que o secretário de Cultura cobre do governador o que foi acordado na última reunião, ocorrida no dia 05 de novembro.

Esperamos que o secretário de Cultura lembre ao governador de marcar a reunião que foi prometida há mais de um mês com os membros dos colegiados, a Secretaria de Cultura e a da Fazenda”, reclama Clara Trigo, presidente do Colegiado Setorial de Dança.


O conteúdo da carta foi postado no Facebook. Confira:

Exmo. Sr. Albino Rubim,
Reunidos neste momento no Conselho Estadual de Cultura, como estamos fazendo desde 18 de setembro deste ano, nós, integrantes dos Colegiados Setoriais das Artes, que desde então também estamos em interlocução contínua com esta secretaria, gostaríamos de, neste momento, demonstrar nossa enorme frustração diante do descompromisso do Governador do Estado, que não cumpriu com sua promessa de reunir os senhores secretários de Cultura e Fazenda, no sentido de resolver, de uma vez por todas, os problemas de repasse ao FCBA.
Até a presente data, temos a informação de que cerca de 24,6 milhões, dos 38,8 milhões previstos para este exercício foram efetivamente repassados. Restam 14, 2 milhões, portanto, dos quais pelo menos 10 milhões seriam IMPRESCINDÍVEIS para que os projetos pendentes recebessem sua primeira parcela. Nosso entendimento foi de que, justamente, esses 10 milhões, pelo menos, seriam repassados, a partir desta conversa que, surpreendentemente, ainda não aconteceu.
Essa situação nos coloca numa posição desconfortável e nos impulsiona para um enfrentamento que, até agora, procuramos evitar, acreditando que este governo, por toda a sua trajetória, merecia uma relação amistosa.
Cientes da reunião do Governador com o seu secretariado esta tarde e esperançosos que esta situação se reverta, contamos com Vossa Excelência na cobrança ao Governador do Estado daquilo que foi acordado em nossa reunião.
Colegiados das Artes, SATED BAHIA e artistas.
Por Ascom CEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezad@s,

Deixe aqui seu comentário, será bem recebido e ajudará a melhorar nosso trabalho.

Desde já agradecemos!