quarta-feira, 24 de setembro de 2014

VII RPM – RECITAL POÉTICO-MUSICAL DE SANTA MARIA DA VITÓRIA

Foto: Arquivo do evento.
Santa Maria da Vitória viveu, dia 20 de setembro de 2014, sábado, mais uma noite de celebração cultural com belas poesias, músicas e teatro promovida pela Comissão organizadora do VII RPM – Recital Poético-Musical de Santa Maria da Vitória, na Praça do Jardim Jacaré.
Foto: Arquivo do evento.
O evento, que teve o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Santa Maria da Vitória e da Gráfica Real, novos poetas e poetisas mostraram seus talentos, além de músicos e declamadores, que deixaram a todos extasiados. A abertura do recital ficou por conta da Filarmônica Lira do Corrente, que executou lindos dobrados e músicas populares. Como poetas, apresentaram-se Doxa, Manoel Oliveira, Rosa Brandão, Samira Rocha, Silvany Teixeira, Ana Helena, que declamou poemas próprios, de Welton de Jesus e Suelen, e Novais Neto.
Foto: Arquivo do evento.
A panamenha Nedelka Solis Palmas, professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), declamou o poema Meu Lugar é Aqui (Mi Lugar és Aquí), vertido para o espanhol e publicado no livro Espejos de la Palabra (Uruguai, 2013), em parceria com o próprio autor, Novais Neto, que o fez em português. Houve ainda interpretação teatral da música Cálice, enfocando a Ditadura Militar, apresentada por alunas do CETEP, feita para o Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP, 2014).
Foto: Arquivo do evento.
Os músicos Ícaro Mallero e Cássio Bonfim mostraram suas habilidades através da voz e do violão. Aparecido da Viola mostrou seu talento apresentando músicas caipiras autênticas, de autoria própria. O auge da noite, no entanto, ficou por conta da apresentação do cantor e compositor Zeca Bahia, que nos brindou com sua música Porto Solidão, interpretada, por Jessé no Festival da MPB Shell 1980, da Rede Globo, quando obteve o prêmio de melhor intérprete. Zeca se apresentou acompanhado do músico Vanderlino, de Bom Jesus da Lapa.
Para encerrar a inesquecível noite de celebração poética e musical, a Família Mallero (Chico, Ana, Ícaro e Arinka) nos encantou com a música José, do poeta Carlos Drummond de Andrade, cantada pela poetisa Ana Helena.
Foto: Arquivo do evento.
A Comissão organizadora do evento, Novais Neto, Jairo Rodrigues, nosso magistral mestre de cerimônia, Chico Mallero, Ana Helena Bonfim, Hermes Novais e Julita Abreu, deixa aqui registrados sinceros agradecimentos à Prefeitura Municipal de Santa Maria da Vitória, à Secretaria de Educação (Semece), Ascom, Gráfica Real, ao radialista, cantor e compositor Raimundo Neto (Cultura FM de São Félix do Coribe), a Mineirinho (Mineiro’s Bar), Hélder Bonfim (Santa Maria FM), Messias (Cultura FM de Santa Maria da Vitória), aos professores da UFOB (Jancy, Dorotéia e Nedelka), a Paulo César Lisboa Cerqueira, Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e, especialmente, ao público presente que prestigiou o evento na festiva e quente noite daquele sábado. Até, portanto, o VIII RPM, em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezad@s,

Deixe aqui seu comentário, será bem recebido e ajudará a melhorar nosso trabalho.

Desde já agradecemos!