quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Curso de Extensão em Administração Pública da Cultura

Curso EAD gratuito para gestores públicos de cultura, conselheiros de cultura e agentes culturais. Ministrado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em convênio com o Minc.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet. O link para a realização das inscrições será disponibilizado no dia 10/12 neste blog e no facebook (admcultura). Nenhuma documentação é necessária.

Candidatos de todo o Brasil podem se inscrever.

As inscrições para a primeira turma do curso serão realizadas entre 10 e 30/12/2014, através de link que será divulgado amplamente e também aqui neste blog.

A primeira turma iniciará em 05/01/2015 e encerrará as atividades em 31/03/2015.

Certificados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul àqueles que realizarem todas as atividades do curso com bom desempenho.


Estrutura Curricular

O Curso de Administração Pública da Cultura será ministrado através do Sistema de Ensino a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, usando a plataforma Moodle.

O curso será ministrado em turmas trimestrais com 200 vagas e contará com as seguintes disciplinas:

⇒ Introdução ao ensino de EAD – procedimentos básicos

O que é ensino à distância. Como orientar o estudo individual no ensino à distância. Ferramentas disponíveis para a formação à distância.

⇒ Políticas Públicas e Administração Pública Participativa

Administração pública e políticas para a cultura na história do Brasil. A Reforma do Estado. Formas de participação na gestão pública: o Orçamento Participativo, os Conselhos, O programa Cultura Viva, o Sistema Municipal de Cultura.

⇒ Cultura e diversidade – noções iniciais

Origens, pluralidade e atualidade do conceito de cultura; a perspectiva antropológica: cultura e evolução; cultura como sistema simbólico; cultura, identidade e etnia; a cultura como campo e objeto das políticas públicas: abrangência, diversidade, transversalidade e sustentabilidade.

⇒ Administração Pública Contemporânea

Abordagens teóricas sobre a organização da administração pública e suas implicações práticas. Repercussão dessas abordagens no contexto da administração pública brasileira. Debates contemporâneos sobre a organização da administração pública.

⇒ Economia da Cultura

O que é economia da cultura. Estruturação das atividades de economia da cultura no estado do RS. O papel da cultura na economia e o da economia na cultura. Economia da cultura e desenvolvimento econômico. Capital cultural. Produção e distribuição da cultura e dos bens culturais. Políticas e programas de fomento a cultura.

⇒ Planejamento na Cultura

Plano de cultura como componente do Sistema Nacional de Cultura, Processo de Planejamento na cultura – instâncias de participação e governança, fóruns setoriais, fóruns regionais, câmaras técnicas de trabalho. Planos de cultura – etapas fundamentais: sensibilização e mobilização, diagnóstico da cultura, prognóstico da cultura, monitoramento e avaliação.

⇒ Orçamento Público

Apresentar visão sistêmica do processo orçamentário brasileiro. Orçamento como instrumento de ação governamental; exposição e análise da teoria e da prática do orçamento público brasileiro. Informações da legislação que regulamenta os orçamentos públicos e do papel dos vários órgãos do governo no processo orçamentário, com foco no setor da cultura.

⇒ Financiamento da Cultura

Principais mecanismos de financiamento da cultura no Brasil. Características dos mecanismos de financiamento. O financiamento da cultura e as relações entre os entes federados. Debates atuais sobre financiamento da cultura.

⇒ Governança Pública

Relações entre Estado e sociedade civil no campo da cultura. Conceito de governança. Formas de governança. Descentralização e coordenação: o Estado em rede. Conselhos de cultura e as diferentes formas de participação na formulação e implementação de políticas públicas de cultura, redes de cooperação entre Estado e entidades do terceiro setor.

⇒ Equipamentos e Dinâmica Cultural

Equipamentos culturais como meios para dinamização da cultura nos municípios: disponibilidade, distribuição, promoção, mecanismos institucionais de apoio e ação cultural.

Carga horária= 63 horas

A aprovação no curso dá direito à certificado de extensão pela UFRGS.


Desenvolvimento do Curso

⇒ Serão oferecidas, durante o ano de 2015, 4 turmas com 200 vagas cada uma. Os períodos de realização de cada turma serão: 
Turma A – 05/01/2015 a 31/03/2015
Turma B – 01/04/2015 a 30/06/2015
Turma C – 01/07/2015 a 30/09/2015
Turma D – 01/10/2015 a 30/12/2015

Os períodos de inscrição serão amplamente divulgados.

⇒ Com exceção da disciplina sobre EAD que é informativa, as demais disciplinas contam com uma apostila de, em media, 40 páginas cada uma, vídeo-aulas nas quais os conteúdos são explicados pelo professor e exercícios sobre a apostila.

⇒ Disponibilizamos também material de apoio, como artigos e links para vídeos que podem ser utilizados pelos estudantes que quiserem aprofundar certos temas, mas não são obrigatórios.

⇒ A fim de auxiliar a compreensão das apostilas os estudantes terão também acesso a apresentações powerpoint que sintetizam os principais conteúdos.

⇒ Nossa previsão é de que os estudantes necessitarão de 5 horas semanais dedicadas ao curso, ou seja, uma hora por dia, contando somente os dias úteis. Esta carga horária inclui a leitura das apostilas, a visualização das vídeo-aulas e a realização dos exercícios. Assim, o estudante poderá realizar o curso paulatinamente ao longo dos 3 meses previstos para cada turma.

⇒ Para obter o certificado de realização do curso o estudante deverá alcançar 60% acertos nos exercícios previstos para cada disciplina.


Corpo docente













Educação a Distância

A educação a distância proporciona a pessoas com diferentes restrições de horários ou outras que limitam o acesso a cursos presenciais, a possibilidade de formação de qualidade. Este modo de organizar a formação exige bastante disciplina e dedicação. No caso do Curso de Extensão em Administração Pública da Cultura, optamos por fazer um curso de 3 meses para que esta exigência seja bastante limitada no tempo, não exigindo longo fôlego dos estudantes. Chamamos a atenção para alguns aspectos que devem ser considerados:

⇒ É importante ter um local de estudo e um espaço organizado;

⇒ Você necessitará de acesso regular a um computador conectado à internet. Organize uma pasta no computador ou em um pen drive para gravar o material utilizado para estudar sempre que tiver tempo e onde quer que esteja;

⇒ Organizar o tempo que será dedicado ao estudo é muito importante. Inclua o tempo de dedicação ao curso na sua agenda, para que esta atividade não seja considerada somente apos todas as outras;

⇒ Aproveite as diferentes oportunidades de aprendizagem que a EAD lhe proporciona, participando dos Fóruns de discussão e salas de bate-papo (chats). Isto lhe ajudará a compreender melhor os diferentes temas tratados e ainda lhe proporcionará o conhecimento de diferentes experiências e visões;

⇒ Compartilhe suas dificuldades nos Fóruns, elas podem ser sentidas por outros colegas, e sua externalização permitirá aos colegas que as superaram ajudar você e os demais;

⇒ Do mesmo modo, interesse-se pelas dificuldades dos colegas e colabore compartilhando as suas superações com eles;

⇒ Indique sempre as fontes de informação que você usa nos textos que escreve. Plágio é crime.

⇒ Procure acessar o ambiente do curso (Plataforma Moodle) com regularidade, evitando o acúmulo de tarefas que o cansariam.

Fonte: http://www.ufrgs.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezad@s,

Deixe aqui seu comentário, será bem recebido e ajudará a melhorar nosso trabalho.

Desde já agradecemos!