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Créditos: Imagem da Internet |
Estamos distantes de encontrar um conceito que englobe o significado da arte contemplando todas as suas vertentes. É um assunto bastante discutido, repleto de interrogações necessárias para maior compreensão e provocação à investigação. Grandes estudiosos a exemplo de Barbosa (1999) vêm, ao longo dos anos, pesquisando a relação, ou melhor, a correlação entre arte e educação. Uma vez que, tê-la nos currículos escolares somente como uma disciplina conceitual já não consegue dar conta da grande responsabilidade que o estudo e aprendizado da arte representam na sociedade contemporânea.
No Brasil, segundo estudos de Barbosa (1999), desde o início do século XX há aplicação conceitual do estudo da arte no contexto educacional, ainda que fora de uma proposta curricular, estando presente na transversalidade. Ou seja, estuda-se a arte com objetivo meramente lúdico ou recreativo. Em alguns casos, segundo a mesma pesquisadora, já havia o estudo metodológico, ainda que desconectado de uma estrutura curricular que valorizasse o ensino e aprendizado das artes em comparação às outras disciplinas.
Na educação do século XX a arte tinha por obrigação promover a interação e o desenvolvimento lúdico. Ainda nessa mesma época, segundo Barbosa (1999), já existia a preocupação da implantação da arte nas escolas primárias e secundárias como quesito obrigatório para a formação, no entanto, não tinha o caráter de reconhecimento dialógico com as expressões de artes propriamente ditas ficando restrita ao desenho linear, geométrico, figurado, de ornato ou arte decorativa como conteúdos. A tudo isso está ligado o conceito estudado por Pereira (2006) de arte enquanto livre expressão e atividade integrativa.
Muito embora a arte estivesse incluída no currículo escolar desde 1971, com o nome de Educação Artística, foi somente com a implantação da LDB de 1996 (lei nº. 9.394/96), que a Arte foi considerada disciplina obrigatória na educação básica conforme o seu artigo 26, parágrafo 2°, deixando de ter o objetivo meramente recreativo devendo visar o desenvolvimento cultural dos alunos. Demos saltos significativos a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais que trata da arte no ambiente escolar e da Lei nº 11.769 de agosto de 2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas públicas. Temos um mapa de orientação, resta saber onde vai desaguar essa nova forma de estudo e aprendizado da arte nas escolas brasileiras, essa resposta só o tempo será capaz de dar.
Por Robson Vieira
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