domingo, 3 de novembro de 2013

Santa Maria da Vitória: comunidade rural realiza encontro de violeiros

Em clima festivo comunidade de Sumidor realiza I Encontro de Violeiros, ação reafirma a necessidade de apoiar as culturas presentes no campo.
Comumidade do Sumidor, Distrito de Açudina 
(Créditos Culturas Corrente)
O dia 02 de novembro teve gosto de música, causos e poesias para a comunidade de Sumidor, localizada no distrito de Açudina, zona rural do município de Santa Maria da Vitória. Pela primeira vez, de forma autônoma, os moradores realizaram encontro de violeiros, na ocasião estiveram presentes 17 violeiros, além de outros músicos: tocadores de cavaquinho, zabumba, triângulo, sanfona e pandeiro. A música foi o ponto de maior celebração no evento.
Breno Bueno de Barra da Caniveta e Milton Soares de Açudina. 
(Créditos Culturas Corrente) 
Músicos de outras partes do município também estiveram presentes e puderam experimentar um momento de intercâmbio de culturas. As comunidades que participaram foram: Cuscuzeiro, Barra da Caniveta, São Pedro, Piengo, Salobro, Gameleira e Santo Antônio, esta ultima pertencente ao município de Canápolis. Sozinhos, em duplas e até mesmo em trio, os músicos executaram chulas (estilo próprio da região), samba de roda e música sertaneja, mas a música autenticamente raiz ocupou o repertório em maior proporção. “Aqui estamos ouvindo música de qualidade, que contribui para o desenvolvimento intelectual da pessoa humana. Momentos como esse são raros e precisam ser valorizados” observa José Antônio, professor e espectador do encontro. 
Tonhá Comunidade de Sumidor. 
(Créditos: Culturas Corrente) 
O evento contou com público estimado de 200 pessoas, teve caráter de descontração, não houve nenhuma alusão à competição entre os participantes. “O encontro, entre outras coisas, visa valorizar e resgatar essa importante cultura que vem se perdendo ao longo dos tempos, não temos políticas de valorização desses artistas, muitos menos para os que estão espalhados por toda zona rural do município, por isso tomamos atitudes como essa” afirmou Rubenildo Silva, um dos idealizadores do evento. 
Didi e Paterno, antigos seresteriros de Santa Maria da Vitória 
(Créditos Culturas Corrente)
Por Culturas Corrente 

Um comentário:

  1. Nítida manifestação de cultura de transmissão oral. Faz valer o quão grandiosa é diversidade musical de nosso país, esta que acontece em meio ao povo e com a cara do povo.

    ResponderExcluir

Prezad@s,

Deixe aqui seu comentário, será bem recebido e ajudará a melhorar nosso trabalho.

Desde já agradecemos!