terça-feira, 4 de maio de 2021

OBRA DO ESCRITOR OSÓRIO ALVES DE CASTRO FOI TEMA DE LIVE REALIZADO PELO COLETIVO CULTURAS CORRENTE

Coletivo Cultural Culturas Corrente realizou na última sexta-feira, 30 de abril, uma live com o tema: “Osório Alves de Castro, vida, obra e cidade natal”. No centro da conversa esteve a produção cultural osoriana na relação com a cidade de Santa Maria da Vitória, sua terra natal. 



O evento foi realizado de forma virtual e ao vivo transmitido no canal do Coletivo na plataforma youtube. Na plateia um público variado, destacou-se principalmente a presença da comunidade correntina, e contou com a participação do professor Paulo Henrique Martinez, que também é neto do escritor, e do poeta e cronista Novais Neto. A mediação ficou por conta do também professor Robson Vieira, que foi o proponente do projeto. 


Dentre os temas abordados surgiram muitas curiosidades relacionadas aos personagens e cenários presentes na obra osoriana sobre a qual Novais Neto fez referência na fala e utilização de imagens da época criando um paralelo entre o recorte histórico geográfico e a obra. “Gostei da live por ter sido um bate-papo descontraído, informativo e leve, com pessoas do naipe de Paulo Martinez, sobre assuntos que muito me atrai, que é falar de Osório Alves de Castro, da nossa Santa Maria da Vitória, principalmente para os mais jovens, que sequer imaginam como era a cidade num pretérito nem tão remoto assim”, avalia Novais Neto.


Paulo H. Martinez fez uma fala no embalo afetivo que a produção de Osório suscita, apresentando aspectos da vida do escritor que relacionam-se com suas origens. “A emoção é, tanto quanto a razão, parte inseparável da cultura, em geral, e das artes, em particular. É impossível distinguir com clareza quando começa uma e quando termina a outra. A live foi um bom exemplo dessa combinação. A experiência sensível é um dos procedimentos pedagógicos mais instrutivos no processo de ensino e de aprendizagem, seja na educação escolar ou fora dela. A tecnologia digital tem nos proporcionado a ampliação destas experiências, pois assegura o diálogo e a participação de grupos e indivíduos em tempo real. Foi gratificante ter vivido sentimentos tão diversos em contato com pessoas tão diferentes reunidas pelo conhecimento e a divulgação do universo biográfico e literário deste premiado escritor de Santa Maria de Vitória”.


Segundo Robson Vieira a realização do evento foi a materialização de um desejo particular que se fez coletivo com a participação de pessoas que acreditam na arte e na cultura como forma de formação dos cidadãos. “A live é apenas uma parte de um projeto maior chamado Osoriando que objetiva um mergulhar na produção de Osório e a partir disso busca sensibilizar as pessoas para o contato e conhecimento desse importante ícone de nossa literatura. Tão logo teremos outros desdobramentos do projeto, como a possibilidade de que todos que tenham interesse possam acessar e ler as obras de Osório de forma gratuita. Vamos disponibilizar a trilogia dele a quem desejar por meio digital, isso é democratizar o acesso. Estou extremamente feliz com os rumos do projeto". 


Para aqueles que não tiveram como acompanhar a live a gravação da já se encontra disponível no canal do Culturas Correntes onde pode ser acessado abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezad@s,

Deixe aqui seu comentário, será bem recebido e ajudará a melhorar nosso trabalho.

Desde já agradecemos!